Realizou-se, no dia 6 de abril, no Auditório Municipal, o Primeiro Encontro de Bebés nascidos em Baião, promovido pelo pelouro dos Assuntos Sociais, no âmbito do programa “Nascer, Crescer e Viver em Baião é Fixe”, política pública implementada em 2023, com vista à criação de uma ambiência favorável à natalidade.
Além de um salutar convívio entre os progenitores e familiares, o Auditório cheio, transbordou de ternura com a presença de dezenas de bebés, num encontro sinalizador do carinho e da esperança nas novas gerações.
Os enternecedores protagonistas também assistiram à representação de uma peça de teatro com o título “A magia do fundo do mar”, apresentada pela “Lanterna Mágica”, que lhes foi dedicada, e receberam da autarquia lembranças personalizadas e produtos de farmácia, como forma de marcar um dia memorável para todos.
O presidente da Câmara, Paulo Pereira, elogiando o trabalho que tem vindo a ser realizado pelo pelouro dos Assuntos Sociais, elencou algumas das medidas implementadas no âmbito do apoio às famílias baionenses e, aludindo ao decréscimo populacional que se regista por todo o país, em linha com a realidade a nível europeu, incentivou as famílias a contribuírem para a inversão da tendência. Referiu, ainda que a presente iniciativa “simboliza, por um lado, as boas-vindas a uma nova criança – baionense –, as felicitações aos seus pais, e ainda a ideia de que o Município tudo fará, ao longo do tempo, para, dentro das suas competências, contribuir para que todas as famílias tenham uma boa qualidade de vida na nossa terra”.
O autarca destacou ainda o papel fundamental dos pais e do núcleo familiar na formação das crianças, frisando que “a educação começa e assenta principalmente em casa e não acontece só na escola”.
Agradecendo a presença de todos, referiu a importância do encontro para o convívio e estreitamento de laços e que também ficará gravado na memória, pelo menos de algumas crianças, como “o dia em que assistiram ao primeiro espetáculo cultural”, apontou Paulo Pereira.
Por sua vez, o vice-presidente da Câmara, também vereador responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, deu conta da sua satisfação por “um dia muito especial para Baião e para todas as famílias baionenses, que desperta um sentimento sinalizador de um futuro cada vez mais positivo e feliz”, confessou.
O autarca explicou que a ideia da realização do primeiro encontro surgiu “no âmbito do sucesso de outras ações de incentivo à natalidade promovidas pelo município, e numa perspetiva de acompanhamento destes bebés e das suas famílias, e por forma a criar um momento de confraternização com os pais a partilharem experiências e a divertirem-se com os seus bebés”, sublinhou.
Conteúdo atualizado em 27 de Junho de 2024 às 14:32