Cultura Destaques

Biblioteca Municipal António Mota acolhe primeira exposição em Portugal da artista ucraniana Tamara Motrich

Obrigada a deixar a Ucrânia por causa da guerra, Tamara Motrich encontrou em Baião um território de acolhimento e inspiração. Na pintura, construiu um espaço de observação, silêncio e criação, agora partilhado com o público na sua primeira exposição em Portugal.

A Biblioteca Municipal António Mota, em Baião, inaugurou esta segunda-feira, 2 de fevereiro, pelas 16h30, a exposição de pintura “Árvore à Beira da Estrada”, da artista ucraniana Tamara Motrich. A mostra, patente ao público até 28 de fevereiro, assinala a primeira exposição pública da autora em Portugal e resulta de um processo criativo profundamente ligado ao território onde hoje vive.

Natural de Kiev, na Ucrânia, Tamara Motrich chegou a Portugal na sequência da guerra que a obrigou a deixar o seu país. Escolheu Portugal “intuitivamente, entre os países que acolhiam refugiados” e vive em Baião há mais de um ano. Doutorada em Filosofia, foi docente universitária e investigadora principal no Museu de Personalidades da Cultura Ucraniana, mantendo sempre uma relação próxima entre pensamento, ciência e criação artística.

Em Baião, encontrou um espaço de acolhimento e inspiração. “Baião é um lugar encantador. As montanhas lembram o oceano: ondas de terra solidificada. As pessoas locais são acolhedoras e a natureza inspira”, refere. Atualmente, trabalha na Biblioteca Municipal António Mota, dedica-se à pintura e ao estudo da língua portuguesa, num quotidiano marcado pela introspeção e pela criatividade.

A exposição “Árvore à Beira da Estrada” reúne 19 obras, criadas durante o outono, já em Baião. As pinturas, maioritariamente em tela, recorrem a óleo e acrílico, integrando também uma obra em lã colada, posteriormente restaurada. “As obras refletem a minha perceção da natureza de Baião e do meu estado interior”, explica a artista.

A ligação à natureza atravessa toda a exposição e o próprio percurso da autora. “A natureza é a criação de Deus. O ser humano é parte desta criação. Para mim, a natureza e o ser humano são como órgãos de um mesmo corpo, interligados”, afirma, sublinhando que esta relação influencia tanto a sua vida interior como o seu trabalho artístico. A pintura, acrescenta, “é uma forma de expressão da alma, de observação do mundo, de comunicação com Deus e com a natureza”.

O título da exposição encerra uma dimensão simbólica forte. “Árvore à Beira da Estrada simboliza o meu caminho e a observação contínua do mundo, como uma árvore na encruzilhada, que cresce segundo as suas próprias leis”, explica Tamara Motrich, estabelecendo uma ponte entre a experiência pessoal, o território e a criação artística.

Para a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Baião, Olívia Mendes, que esteve presente na inauguração da exposição, este momento reforça o papel da biblioteca como espaço vivo de cultura e encontro, sublinhando que “em Baião, território de paz, a cultura tem também esta função: receber, escutar e dar lugar às histórias de quem aqui chega. A exposição de Tamara Motrich simboliza essa capacidade de criar pontes, mesmo quando os percursos pessoais nascem de contextos difíceis”. Na ocasião, a vereadora parabenizou a artista, convidando-a a permanecer no território e a contar com os baionenses, um povo que sabe acolher e receber, pelo tempo que necessitar.

Visivelmente emocionada por apresentar o seu trabalho em Baião, a artista deixa uma mensagem aos visitantes: “Para mim, é importante que vejam não apenas as pinturas, mas também a minha verdade interior e o desejo de união com a natureza e o mundo. Cada pintura ganha vida junto com o espectador, e convido todos a sentirem um espaço de cuidado, atenção e, talvez, paz interior”.

Serviços Médicos Veterinários

O Gabinete dos Serviços Médicos Veterinários do Município de Baião tem como...

2-CLDS 5G

O que é? O Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS 5G) ...

Radar Social de Baião

RADAR SOCIAL O Município de Baião tem implementada, desde 15 de abril de 2024,...

Recolha Complementar de Resíduos

Os sistemas municipais e multimunicipais podem recolher resíduos urbanos não a...

Acessibilidade

A Câmara Municipal de Baião compromete-se a disponibilizar o sítio Web cm-bai...

OPJ – 2025

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Memorial aos Combatentes do Ultramar

Inaugurado no dia 25 de abril de 2024, este memorial presta homenagem aos baione...

Orçamento Participativo Escolas

O Orçamento Participativo para as Escolas enquanto iniciativa da política da E...

Código Regulamentar

CRM Baião

Município em Agenda

Conteúdo atualizado em 3 de Novembro de 2025 às 09:43

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content