Ambiente Destaques Institucional Proteção Civil Turismo

Biblioteca Municipal acolheu “Laboratório Vivo” dedicado à gestão da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira

A Biblioteca Municipal António Mota recebeu, hoje, a iniciativa “Serra da Aboboreira: Laboratório Vivo”, promovida pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), pela Associação BIOPOLIS-CIBIO e pela Município de Baião.

Esta iniciativa, que é um caso de estudo a nível nacional e europeu, teve como objetivo apresentar projetos e ações práticas que reforçam o papel da Serra da Aboboreira como um território de inovação, participação e monitorização ambiental.

A sessão iniciou com o discurso de boas‑vindas da Presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, que sublinhou a importância da Serra da Aboboreira para o concelho, afirmando tratar‑se de “um dos patrimónios naturais mais valiosos do nosso território e, por isso, devemos continuar a trabalhar com ciência, inovação e participação ativa da comunidade.

A autarca acrescentou ainda que “a criação deste ‘Laboratório Vivo’ reforça o compromisso de Baião com a proteção da paisagem, com a sustentabilidade e com a gestão responsável dos nossos recursos naturais.

Através destas parcerias, estamos a garantir que a Serra continua a ser um exemplo de equilíbrio entre conservação, conhecimento e desenvolvimento.”

Em seguida foi apresentado o projeto europeu OneSTOP e a ferramenta CamALIEN, pela Associação BIOPOLIS-CIBIO.

Posteriormente, foram dados a conhecer os trabalhos em curso no âmbito do Projeto AlienSMART, sublinhando a importância da Serra da Aboboreira enquanto ‘Laboratório Vivo’, com a participação essencial da AMDT, representada por Ricardo Magalhães, Secretário-Geral desta entidade supramunicipal.

A sessão integrou ainda um exercício interativo de seleção de espécies invasoras, orientado pela equipa BIOPOLIS-CIBIO, que permitiu aos participantes compreender de forma prática os desafios e as prioridades no combate a esta fauna e flora agressiva que provoca vulnerabilidades neste ecossistema.

Nesta fase, foram igualmente explorados, de forma interativa, os múltiplos benefícios que a natureza da Serra da Aboboreira proporciona, permitindo aos participantes refletir sobre o valor ecológico, cultural e paisagístico deste território e compreender de que modo estes recursos sustentam a biodiversidade, o bem‑estar das comunidades e a preservação do património natural.

Foi também apresentada a aplicação tecnológica para apoio à monitorização no terreno, denominada CamALIEN, que integra uma câmara que é montada em veículos e que capta imagens georreferenciadas em alta velocidade e usa inteligência artificial para anonimizar e processar dados, sendo especialmente usada para detetar espécies invasoras, lixo e fauna atropelada.

Ligações Úteis

Portal da Juventude Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (...

Outros Documentos

Conteúdo atualizado em 12 de Fevereiro de 2026 às 12:11

Protocolos de Desenvolvimento

Em atualização… Conteúdo atualizado em 12 de Fevereiro de 2026 às 12:1...

Associações e Outras Entidades

Neste espaço é disponibilizada informação sobre o movimento associativo do m...

Associativismo

Associativismo é sinónimo de cooperação e partilha, de exercício de cidadan...

Juventude

O Pelouro da Juventude, Desporto e Associativismo da Câmara Municipal de Baião...

Juventude

Plano Municipal de Execução de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Os Programas Municipais de Execução (PME) são o instrumento verdadeiramente...

Serviços Médicos Veterinários

O Gabinete dos Serviços Médicos Veterinários do Município de Baião tem como...

2-CLDS 5G

O que é? O Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS 5G) ...

Radar Social de Baião

RADAR SOCIAL O Município de Baião tem implementada, desde 15 de abril de 2024,...

Recolha Complementar de Resíduos

Os sistemas municipais e multimunicipais podem recolher resíduos urbanos não a...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content