Ambiente Destaques Institucional Turismo

Baião recebeu selo de “Boas Práticas” da União Europeia

Na sequência da decisão do Comité de Monitorização URBACT, o Município de Baião foi distinguido com o selo de “Boas Práticas” pelo programa URBACT da União Europeia (URBACT Good Practice), uma iniciativa no âmbito da cooperação territorial, que possibilita a aprendizagem coletiva e a troca de experiências em torno da promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado.

A certificação como “Destino Turístico Sustentável” possibilitou, assim, a Baião receber esta distinção juntamente com mais vinte e duas cidades, vilas e comunidades intermunicipais portuguesas, entre 250 candidaturas de 25 países.

Internacionalmente reconhecida e validada pelas Nações Unidas (ONU), esta certificação reafirma o turismo como eixo do desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental de todo o território e posiciona Baião como um destino competitivo e sustentável.

A URBACT Good Practice, que ocorre bienalmente, pretende reconhecer iniciativas locais que contribuam para o progresso do desenvolvimento urbano sustentável, oferecendo inspiração e promovendo, simultaneamente, a possibilidade de serem replicadas noutras cidades, soluções pragmáticas, inovadoras e sustentáveis que integrem as dimensões física, económica, social, ambiental e de governança.

Para além da visibilidade e do prestígio associados, estas “Boas Práticas” funcionam como modelo e referência para outros municípios europeus, sendo disseminadas através das Redes de Transferência URBACT, reforçando o papel de Baião enquanto destino sustentável.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, mostrou-se satisfeito e orgulhoso, por mais este reconhecimento. “Este reconhecimento pelo programa URBACT da União Europeia, reforça o compromisso do município com práticas inteligentes e integradas que promovem qualidade de vida, atratividade territorial e desenvolvimento sustentável.

Neste caso, é ainda mais pertinente, no sentido em que servimos de modelo replicável para outros territórios, enquanto continuamos a evoluir para patamares mais exigentes, mitigando a pegada carbónica e mobilizando esforços alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, referiu.

O autarca realçou ainda que “apesar de ser algo que beneficia quem nos visita, visa, fundamentalmente, o incremento da qualidade de vida da nossa população, o que é o mais importante, já que promove o equilíbrio ambiental, social e económico.”

O programa URBACT é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O Comité de Monitorização do URBACT é representado pelos Estados Membros e Parceiros da União Europeia, pelos Países IPA, pelo Comité Europeu das Regiões e pelo Conselho Europeu dos Municípios e Regiões.

A Direção Geral do Território (DGT) é a Autoridade Nacional de Gestão do Programa URBACT, a quem compete representar Portugal no Comité de Monitorização.

Para além das boas práticas nacionais, foram distinguidas um total de 116 projetos em toda a Europa.

Para potenciar a visibilidade das regiões e dos projetos distinguidos, vai ser realizado o URBACT City Festival 2025, em Wroclaw, Polónia, de 8 a 10 de abril de 2025.

O evento irá reunir centenas de participantes de toda a Europa, que irão partilhar conhecimentos sobre tendências urbanas, de forma a tornar as nossas comunidades mais sustentáveis e estabelecer redes e parcerias para as próximas Redes de Transferência URBACT.

Saiba mais sobre a programação do Festival da Cidade 2025 aqui.

Pode ver aqui a infografia com todas as 116 práticas distinguidas aqui.

Memorial aos Combatentes do Ultramar

Inaugurado no dia 25 de abril de 2024, este memorial presta homenagem aos baione...

Orçamento Participativo Escolas

O Orçamento Participativo para as Escolas enquanto iniciativa da política da E...

Código Regulamentar

CRM Baião

Município em Agenda

Conteúdo atualizado em 13 de Janeiro de 2025 às 11:08

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content