Inauguração realiza-se dia 17 de março, às 14h00.
A antiga escola primária de Almofrela, situada em plena Serra da Aboboreira, na União das Freguesias de Campelo e Ovil, foi alvo de uma profunda reconversão para dar lugar a um espaço multifuncional dedicado à dinamização comunitária e revitalização da própria Aldeia.
Com uma área total de 278 m², mais do triplo da superfície útil anterior, este equipamento funcionará como centro de serviços digitais, espaço de trabalho e fórum de articulação entre diferentes níveis de intervenção, além de acolher visitantes, turistas e investigadores interessados na aldeia de Almofrela e na Serra da Aboboreira.
Este projeto insere-se no âmbito do projeto transfronteiriço, que visa aumentar a resiliência do território face ao risco de incêndios florestais e promover a valorização das zonas rurais.
Na aldeia de Almofrela, investiu-se cerca de 400 mil euros, valor integrado num plano global de 1,5 milhões de euros, cofinanciado pelo POCTEC – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça – INTERREG Espanha | Portugal, liderado do lado de Portugal pela CIM – Tâmega e Sousa, que reúne diferentes parceiros desde a DGT à Academia, em estreita parceria com diferentes entidades públicas e privadas da Galiza.
Este espaço multifuncional servirá para interpretação da aldeia e da Serra da Aboboreira no seu todo, promovendo atividades socioeconómicas, turísticas, culturais e desportivas que incrementem o sentido de pertença da comunidade.
A inauguração está marcada para o dia 17 de março, às 14 horas.

