A primeira reunião descentralizada da Direção da Associação de Futebol do Porto realizou-se no passado dia 28 de novembro em Baião. Este encontro marcou o arranque de uma nova dinâmica de proximidade, permitindo à Direção reunir fora da sede e conhecer melhor as realidades locais.
Antes desta sessão, a AF Porto promoveu um encontro com todos os clubes do concelho, em articulação com a autarquia baionense. O objetivo foi estreitar laços, ouvir dificuldades e procurar soluções conjuntas e integradas entre as diferentes entidades presentes.
Durante a tarde, a comitiva da AF Porto visitou dois dos clubes filiados do concelho: a ADCR Gestaçô e o FC Frende, num momento de contacto direto com dirigentes e agentes desportivos locais. Estas visitas reforçaram a importância da proximidade e da colaboração entre a Associação e as coletividades.






ABC da Bola chegou ao Agrupamento de Escolas de Eiriz
O programa ABC da Bola, da Associação de Futebol do Porto, chegou a mais um estabelecimento de ensino do concelho. Foi assinado um novo protocolo com o Agrupamento de Escolas de Eiriz, alargando a iniciativa de promoção do desporto e de estilos de vida saudáveis a mais alunos baionenses.
Com este passo, este estabelecimento de ensino tornou-se o segundo do concelho a integrar o projeto, juntando-se ao Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil.
A cerimónia decorreu na biblioteca da Escola Básica de Eiriz e contou com a presença do Presidente da AF Porto, José Manuel Neves, da Presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, bem como de responsáveis do agrupamento e professores.












José Manuel Neves referiu que “há cerca de três anos, iniciámos uma caminhada que chamamos de ABC da Bola. Este projeto está hoje presente em 18 concelhos do Distrito do Porto. É para a Associação de Futebol do Porto um prazer e para mim um privilégio estar com a Sra. Presidente da Câmara hoje, pela primeira vez, no exercício das suas funções.”
“Longe vão os tempos em que o futebol de rua era uma prática corrente. Hoje, as nossas crianças são sedentárias, são individualistas. Pretendemos alterar esta tendência com este tipo de iniciativas, tornando as crianças mais saudáveis, menos individualistas e mais solidárias.
Como é dito por várias pessoas, o desporto é provavelmente a atividade que pode mudar mentalidades”, acrescentou.
Por seu lado, Ana Raquel Azevedo começou por manifestou o seu agradecimento “por estarmos aqui hoje com a Associação de Futebol do Porto. Obrigado ao diretor deste agrupamento escolar por nos ter aberto as portas e por acolher este projeto. Estou certa de que vamos fazer um trabalho em conjunto daqui para a frente, materializado neste protocolo. Estamos a olhar para o desenvolvimento das crianças, para a formação delas, para a saúde e para as vivências.”
A edil destacou ainda que “não há uma criança que não goste de jogar à bola, obviamente umas mais do que outras, mas todos nós, em alguma fase da nossa vida, jogámos à bola e por isso temos de agradecer a todos os intervenientes por este projeto.
O futuro das nossas crianças passa muito por aqui.”
Saiba mais sobre o projeto ABC da Bola aqui.
