ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje
Destaques Institucional Outros

Assembleia Municipal de Baião celebrou os 50 anos do 25 de Abril com evocação e balanço das conquistas da Revolução

Realizou-se, no dia 25 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Comemorativa do 50.º Aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974. A celebração de uma das mais relevantes conquistas da sociedade portuguesa, numa evocação dos valores assentes na liberdade e pluralismo. Também no âmbito das comemorações, foi inaugurado, na praça Heróis do Ultramar, um monumento em homenagem aos antigos combatentes.

O Salão Nobre do Município cheio, com cada participante a usar o simbólico cravo vermelho, ouviu as intervenções evocativas da efeméride, nomeadamente, do presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, do presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, da porta-voz do PSD, Ana Raquel Azevedo, e do porta-voz do PS, Paulo Ferraz.

As intervenções centraram-se na evocação dos valores de Abril, nas alterações profundas que a Revolução trouxe à vida dos portugueses, com enfoque nos direitos de cada cidadão e da vida em sociedade. A viragem histórica que a “Revolução dos Cravos” representa proporcionou referências à fita do tempo e ao paralelo entre o antes e o depois da Liberdade.

O movimento associativo e o seu papel fundamental no desenvolvimento social e na melhoria da qualidade de vida da população, foi também tema destacado pelos intervenientes, que apontaram o Poder Local, como uma das conquistas mais relevantes.

Não faltou a evocação de figuras locais e nacionais que lutaram pela Liberdade, impulsionadores de uma sociedade mais justa, alicerçada nos valores da Democracia.

Também a “ascensão do populismo” os perigos que “ameaçam a Democracia” mereceram o sublinhado dos intervenientes, que, em face desses sinais, fizeram apelos ao maior envolvimento da sociedade, em particular dos jovens, na vida política e nos destinos de Portugal.

Os antigos combatentes, que também marcaram presença nas cerimónias, ouviram elogios pela forma “honrada como defenderam a nação”.

A sessão solene contou, como habitualmente, com uma Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, terminando com a interpretação, em uníssono, do Hino Nacional.

Reveja a transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=aLUwp1aIVEY

Veja aqui as intervenções:

Após esta sessão solene comemorativa, foi inaugurado, na praça Heróis do Ultramar, um monumento em homenagem aos baionenses mortos na guerra do ultramar, da autoria de Ricardo Alves. O autor explicou a simbologia do elemento escultórico:

“O objetivo foi criar um espaço de memória e homenagem aos combatentes do ultramar, com destaque para os baionenses que perderam a vida, e cujos nomes estão gravados no elemento escultórico. Procura simbolizar o impacto devastador que a guerra colonial teve sobre aqueles que a combateram. A parte superior do bloco, decepada, pretende representar o corte, irremediável, nos seus projetos de vida, nos seus sonhos, nas suas famílias, amigos, e na sociedade em geral. Observando o bloco metálico de perfil, a sua forma pretende sugerir uma silhueta humana com o tronco direito e a cabeça ligeiramente curva para a frente. Esta representação evoca uma postura de humildade e respeito perante os nomes dos combatentes do ultramar que perderam a vida em combate. A cabeça inclinada e o corpo direito transmitem um profundo sentimento de homenagem aos combatentes”. 

Nesta cerimónia, que contou com a presença de representantes dos núcleos de antigos combatentes de Marco de Canaveses e de Penafiel, foram impostas condecorações a António Monteiro Valente, antigo combatente baionense.

Conteúdo atualizado em 27 de Junho de 2024 às 13:47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regulamento Provedor do Munícipe

Regulamento Provedor do Munícipe

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content