Skip to content
Assembleia Municipal Destaques

Aprovado Relatório e Contas de Gerência de 2024 com novo recorde de execução orçamental de 27 milhões de euros

Imagem interativa

A Assembleia Municipal de Baião, reunida no dia 26 de abril em sessão ordinária, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, aprovou por maioria, com os votos a favor da bancada do Partido Socialista e de todos os Presidentes de Junta presentes, e com 3 votos contra e uma abstenção de deputados eleitos pelo Partido Social Democrata, os documentos de Prestação de Contas de 2024, com o valor mais alto de sempre.

Os documentos que retratam a gestão dos recursos do Município, apresentados pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, evidenciam um novo recorde de execução orçamental, ascendendo a valores próximos dos 27 milhões de euros, comprovando uma evolução crescente, e um aumento próximo dos 2 milhões de euros face a 2023.

Em linha de continuidade com as opções políticas que têm sido seguidas pelo atual Executivo, as pessoas, os baionenses, mantêm-se na primeira linha das prioridades. Uma evidência plasmada na estrutura do orçamento que apresenta a sua maior fatia, cerca de metade, dedicada às Funções Sociais, ou seja, direcionada para as pessoas.

O Presidente da Câmara elencou um conjunto de projetos simbólicos e estruturantes já concretizados e consolidados, em curso, ou em fase de lançamento, que tocam todos os domínios da ação política e que traduzem a evolução positiva do concelho, apontada à melhoria da qualidade de vida dos baionenses, distribuídos por todos os pelouros e, de forma equitativa, por todo o território.

CAPTAÇÃO DE FUNDOS

Paulo Pereira sublinhou também o desempenho da autarquia no que diz respeito à captação de Fundos Comunitários, apontando a um investimento global de 18 milhões de euros, que só é possível pela gestão rigorosa e pela boa saúde financeira do município, fatores incontornáveis para o avanço de projetos de capital importância para os baionenses e para o território.  

COMPROMISSOS EXECUTADOS OU EM EXECUÇÃO ATINGEM JÁ OS 92 POR CENTO

O autarca destacou a taxa de execução plasmada no “Compromissómetro” – disponível na página do município – que permite acompanhar, em tempo real, a execução de medidas e ações que foram propostas no programa eleitoral, e que são a base das políticas seguidas pelo executivo para este mandato (2021-2025). A este propósito, deu conta de que estão executados, ou em execução, neste momento, 92 por cento desses compromissos assumidos com os baionenses.

Neste quadro, sublinhou ainda que os compromissos continuam a ser cumpridos, com as entidades com as quais o Município se relaciona, nomeadamente com os presidentes de junta; com o movimento associativo; com as associações humanitárias; com as instituições sociais; com as paróquias; com a Associação Empresarial de Baião. Afinal, com todas as forças que desempenham um papel ativo no desenvolvimento do nosso concelho, e que tem reflexos na vida da população.

A concluir a apresentação, Paulo Pereira assegurou que os resultados apresentados atestam uma gestão equilibrada, fruto de uma gestão rigorosa dos recursos; uma gestão eficiente e inteligente da dívida; um reforço e valorização do quadro de pessoal – onde se inclui a transferência de competências – a aquisição de novos equipamentos (máquinas e viaturas) que reforçam a capacidade de resposta; a atenção a todas as áreas de desenvolvimento; o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, sempre, e acima de tudo, apontando à melhoria crescente da qualidade de vida das pessoas.

A proposta relativa ao ponto 9 da Ordem de Trabalhos – Revisão do Plano Diretor Municipal de Baião (PDM) – Discussão Pública, foi aprovada por maioria, sem votos contra, contando com 5 abstenções de deputados eleitos pelo PSD e do Presidente da Junta de Freguesia do Grilo. A aprovação do documento conclui o processo iniciado em 2019, motivado pela imposição legal de incorporar as regras de classificação e qualificação do solo previstas no Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (Decreto-Lei n.º 80/2015 de 14 de maio, na sua redação atual), conjugado com a Lei de Bases da Política Pública de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo (Lei n.º 31/2014 de 30 de maio). Durante a sessão, Sandra Mendes, técnica municipal, uma das responsáveis pelo processo, fez uma apresentação do documento e esclareceu as dúvidas que foram colocadas.

O PDM é um instrumento legal fundamental na gestão do território municipal e define o quadro estratégico de desenvolvimento territorial do município. A 2ª Revisão do PDM de Baião vem responder às alterações substanciais no sistema de planeamento e no regime do uso do solo de acordo com as disposições legais previstas na Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e Urbanismo. O novo documento entrará em vigor após publicação em Diário da República.

PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA

No Período de Antes da Ordem do Dia, foi feita a apresentação do Relatório Anual de Atividades da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Baião (CPCJ).

No Período Reservado a Outros Assuntos, a Mesa da Assembleia Municipal de Baião, o Grupo Municipal do Partido Socialista e o Grupo Municipal do Partido Social Democrata apresentaram um Voto de Louvor à Associação Desportiva de Ancede pela conquista da equipa sénior masculina de futebol de 11, do primeiro lugar na série 5 do Campeonato Distrital da 1.ª divisão, organizado pela Associação de Futebol do Porto. No documento, aprovado por unanimidade, refere-se, entre outras considerações, que se trata de “uma conquista que reflete o trabalho árduo desta Associação e que projeta também o concelho de Baião”.

A Deputada Municipal Isabel Dias Ferreira apresentou um Voto de Pesar pelo falecimento do Papa Francisco, que foi aprovado por unanimidade.

De seguida, o Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, indicou a entrada no Período da Ordem do Dia, composto por 14 pontos: 

  1. Apreciação da informação escrita do Presidente da Câmara Municipal acerca da Atividade desta e da Situação Financeira do Município – Conhecimento;
  2. Listagem de compromissos plurianuais do ano de 2025, assumidos ao abrigo da Autorização Prévia Genérica de 2024-12-07, concedida pela Assembleia Municipal de Baião – Conhecimento;
  3. Isenção de Taxas para licenciamento da atividade “Desfile de Carnaval” promovida pela Associação Desportiva de Ancede – Ratificação – Proposta;
  4. Atribuição de Apoio às Juntas de Freguesia que participaram no Desfile de Carnaval de 2025 – Proposta;
  5. Apoio à Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere – Ocupação de espaços na feira por feirantes residentes no Município – Ano de 2025 – Proposta;
  6. Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, incluindo os de Corrupção e Infrações Conexas – Relatório Final – Proposta;
  7. Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, incluindo os de Corrupção e Infrações Conexas – 2025/2027 – Revisão – Proposta;
  8. Aprovar submeter à Assembleia Municipal a lista de candidatos/as a Juízes Sociais para o biénio 2025/2026 – Proposta;
  9. Revisão do Plano Diretor Municipal de Baião – Discussão Pública – Proposta; (*)
  10. Documentos de Prestação de Contas do Ano de 2024 – Proposta;
  11. Aplicação do Resultado Líquido do Período de 2024 – Proposta;
  12. Segunda Alteração Modificativa ao Orçamento para o ano de 2025 – Proposta;
  13. Empréstimo a longo prazo, até 2.040.000,00 Euros, para financiamento de diversos investimentos – Prorrogação do período de utilização – Proposta.
  14. Abertura de Procedimento Concursal para Cargo Dirigente – Designação de Membros do Júri – Proposta.

Todos os pontos sujeitos a votação foram aprovados por unanimidade, à exceção dos pontos 9, 10 e 13 que foram aprovados por maioria.  

A sessão, transmitida em direto nas redes digitais do município, pode ser vista AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recolha Complementar de Resíduos

Os sistemas municipais e multimunicipais podem recolher resíduos urbanos não a...

Acessibilidade

A Câmara Municipal de Baião compromete-se a disponibilizar o sítio Web cm-bai...

OPJ – 2025

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Plano Diretor Municipal em Vigor

Neste espaço são disponibilizados os documentos/informações referentes ao Pl...

Memorial aos Combatentes do Ultramar

Inaugurado no dia 25 de abril de 2024, este memorial presta homenagem aos baione...

Orçamento Participativo Escolas

O Orçamento Participativo para as Escolas enquanto iniciativa da política da E...

Código Regulamentar

CRM Baião

Município em Agenda

Conteúdo atualizado em 31 de Janeiro de 2025 às 11:10

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]