No âmbito do Programa “Fundo Social de Baião”, o Município tem regulamentado um apoio aos alunos universitários, mediante a concessão de uma bolsa pecuniária anual para comparticipação nos encargos dos estudantes que apresentem carências económicas e que frequentem cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação/Ensino Superior, em Instituições de Ensino Superior. No seguimento do Programa, os bolseiros contribuem com oitenta e quatro horas de serviço de voluntariado, conforme previsto no ponto 6 do artigo G-2/36º do Código Regulamentar do Município.
Desde 2022, foram atribuídas vinte e oito bolsas, tendo vinte e um jovens concluído ou iniciado o serviço de voluntariado em diferentes setores do Município.
No presente ano, onze voluntários encontram-se a prestar apoio nas “Atividades de Verão” dirigidas às crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo, a decorrer nos três Agrupamentos de Escolas do concelho. Trata-se de uma experiência enriquecedora tanto para os jovens voluntários como para as crianças que estes acompanham.
Dois jovens bolseiros iniciaram os seus serviços de voluntariado nas piscinas descobertas de Santa Marinha do Zêzere.
Para o Vice-presidente da Autarquia, Filipe Fonseca, “o executivo da Câmara continua a desenvolver a sua ação no âmbito educativo, promovendo, não só a redução das assimetrias que possam subsistir, mas também a igualdade de oportunidades e de acesso ao Ensino Superior, e assim garantir que os alunos dispõem das condições necessárias à prossecução de estudos e reforço das suas qualificações”.
Com esta ação, o Município de Baião reforça o seu compromisso com a educação e o apoio aos estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos mais qualificados e comprometidos com a comunidade.