Investimento superior a 1 milhão e 100 mil euros.
Estão em fase de conclusão as obras de requalificação do Pavilhão Multiusos de Baião, estimando-se que, durante o mês de novembro, possa ser devolvido à fruição da comunidade. Nesta altura decorrem os arranjos finais, ao nível dos espaços ajardinados e pequenas intervenções de acabamento em espaços interiores.
O objetivo principal da intervenção centrou-se na garantia de melhores condições de segurança e conforto para os utilizadores, adaptando o pavilhão às atuais exigências da comunidade, com vista à realização de um vasto conjunto de iniciativas e de eventos culturais e de lazer.
Recorde-se que o Pavilhão Multiusos de Baião, desde a sua inauguração, em 2005, apresentava diversos problemas estruturais, nomeadamente infiltrações na cobertura e nas paredes, situações que se foram agravando ao longo dos anos, sendo esta intervenção considerada fundamental para assegurar a recuperação e modernização do edifício.
REMODELAÇÃO TOTAL DO PAVILHÃO
A empreitada contemplou uma remodelação total do equipamento, incluindo a substituição integral da cobertura, melhoramentos nas paredes exteriores ao nível da impermeabilização e do isolamento térmico, aplicação de novas telas em todas as coberturas planas, beneficiação dos pisos existentes — como o campo de jogos e a sala de aquecimento — com a preparação prévia das suas bases, pintura de paredes e tetos, instalação de novas portas interiores em material fenólico, retificação de tetos falsos nas zonas dos balneários e acessos, renovação do balneário dos árbitros, do bar e da enfermaria, aplicação de bomba de calor, e remodelação da unidade de tratamento de ar e restantes periféricos.
As intervenções estenderam-se ainda ao nível da eficiência energética, bem como da qualidade térmica e acústica do edifício.
UM DOS EQUIPAMENTOS MAIS UTILIZADOS PELA COMUNIDADE
As obras de requalificação, um investimento que ultrapassa 1 milhão e 100 mil euros, são cofinanciadas pelo Governo, que atribuiu um apoio financeiro de 468.481,73 euros, através de um contrato-programa celebrado no final de 2022. O montante remanescente é assegurado por receitas próprias da Câmara Municipal, estando ainda em aberto a possibilidade de recurso ao Quadro Comunitário Portugal 2030.
O Pavilhão Multiusos de Baião é um dos equipamentos municipais com taxa mais elevada de utilização, acolhendo grande parte das atividades desportivas e de lazer da comunidade.











Conteúdo atualizado em 27 de Outubro de 2025 às 13:39
