Nos dias 3 e 4 de maio, realizou-se, em Santa Cruz do Douro, junto à estação de Aregos (Tormes), na União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas, Baião, a V Mostra de Peixe do Rio. Mais uma vez, o festival de sabores reafirmou o sucesso, atraindo centenas de visitantes e conquistando novos apreciadores, com registo de “casa cheia” durante todo o evento.
O presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, na inauguração da mostra, felicitando a “organização e todos os que lhe dão corpo”, destacou a importância da iniciativa, sublinhando que se trata de mais um exemplo da forma como, “a partir da gastronomia, promovemos o nosso concelho, o que só é possível tendo em conta a qualidade com que presenteamos quem nos visita”, frisou.
Por sua vez, o presidente da União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas, António Vieira, agradeceu aos expositores, aos que apoiaram, e recordou o percurso da iniciativa, e aqueles que se empenharam na sua concretização, deixando ainda um sublinhado pela forma como a mostra, desde a primeira edição, “dá a conhecer a nossa terra e esta paisagem magnifica”, acrescentou.
Na V Mostra de Peixe do Rio, destacaram-se as verdadeiras iguarias preparadas como manda a melhor tradição. O Peixe do Rio, assumindo-se como rei da festa, fez-se acompanhar de outras especialidades locais e regionais, sempre regadas pelos vinhos de Baião, com destaque para a casta Avesso.
Ofertas gastronómicas muito especiais, servidas numa envolvência deslumbrante, na plenitude do Douro, que atraíram centenas de pessoas, algumas com “lugar reservado” todos os anos, outras já conquistadas pela excelência da gastronomia baionense, tendo também como referência outros eventos gastronómicos que o concelho apresenta, onde se destacam a Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião; o Festival do Anho Assado com Arroz do Forno; e a Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas.
Ao programa de sabores associou-se a animação constante com música popular e tradicional, fado e folclore.
Ao Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião, a quem couberam os primeiros acordes na cerimónia de abertura, seguiram-se, o Grupo de Concertinas “Os Monteiros do Lameirão” e um desafio de concertinas. No segundo dia, a animação esteve a cargo do Rancho Folclórico de Santa Cruz do Douro, seguindo-se uma noite de fados com Joana Cardoso, terminando a V Mostra de Peixe do Rio com grande animação e um despertar do apetite para a edição do próximo ano.
Conteúdo atualizado em 3 de Julho de 2024 às 10:12