Hora local: 17:39
logotipo
Você está aqui: Página inicial

SONHO COM MAIS DE 40 ANOS TORNADO REALIDADE

2017/11/27

Foi ao final da manhã do dia 26 de novembro, que os bombos e o rancho da Associação Desportiva de Ancede, para além da Banda Marcial de Ancede, tocaram os seus instrumentos e juntaram a população da União de freguesias de Ancede e Ribadouro. A ocasião era especial, tratava-se de inaugurar uma obra há muito reclamada pelos locais: a Construção da Ponte Nova, que liga os lugares de Valbom e de Esmoriz.
Depois de benzida e de cortada a fita da inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, percorreu a obra na companhia do presidente da Assembleia Municipal, José Luís Carneiro, do vice-presidente da Autarquia, José Pinho Silva, do presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, e do pároco Francisco Pedrosa.
A segui-los tinham várias dezenas de munícipes, elementos da junta local e também os vereadores da Câmara Municipal de Baião, José Lima, Miguel Dinis Correia e Maria da Anunciação Gouveia, para além de autarcas de outras freguesias.
Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, "o sonho tornou-se realidade, e a ponte deve encher de orgulho todos os cidadãos baionenses".
"Esta obra é de uma grande importância para a União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, pois permite melhorar a mobilidade da população local", referiu Paulo Pereira.

Na sua intervenção o autarca baionense divulgou que juntamente com o presidente da freguesia estão a trabalhar para que um outro sonho se concretize: a criação de um passeio pedonal junto ao Rio Ovil, desde o Gôve até ao Rio Douro.
O edil baionense anunciou também alguns investimentos que irão decorrer na União de Freguesias, no âmbito dos Fundos Comunitários.
O presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Luís Carneiro, elogiou o trabalho efetuado pelo presidente da autarquia ao assumir e cumprir os compromissos difíceis, como foi o caso desta obra.
"Os sonhos podem transformar-se em realidade e esta obra demonstra isso mesmo. Um sonho que há mais de 40 anos andava a ser acalentado transformou-se em realidade, porque todos nós quisemos que assim fosse: Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce" referiu José Luís Carneiro.
"A Ponte Nova é uma realidade, cumprimos o que prometemos", foi desta forma que o Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro iniciou a sua intervenção, na qual destacou a importância de todos os proprietários que cederam terrenos, de forma gratuita, sem a ajuda dos quais esta obra não seria possível.

PONTE NOVA - LIGAÇÃO DE VALBOM A ESMORIZ
A obra, executada por empreitada, representou um investimento de 246 mil e 364 euros, por parte da autarquia, assumindo grande importância para a melhoria da mobilidade dos cidadãos. A necessidade desta obra é comprovada pelos registos que nos dizem que era solicitada há mais de quatro décadas pelos cidadãos.
Os trabalhos consistiram no alargamento do caminho e construção de muros em Esmoriz, na construção de uma ponte com três vãos, uma faixa de rodagem de 6,30 metros, de passeios com 1,25 metros de largura e pavimentação a betuminoso numa extensão de 250 metros.

 

 

 

Outras notícias