Hora local: 17:26
logotipo
Você está aqui: Página inicial > Arquivo de Notícias

LIVRO “BAIÃO – EM TORNO DO TERRITÓRIO” MOSTRA A EVOLUÇÃO DO CONCELHO ATÉ AOS NOSSOS DIAS

2016/12/16

Uma análise sobre a forma como Baião evoluiu em termos de organização territorial, social e económica ao longo dos séculos, passando em revista as dinâmicas de vida nas últimas décadas (alterações demográficas, contextos de trabalho e de lazer), é o que nos oferece o livro "Baião - Em Torno do Território", da autoria de Elsa Pacheco, Laura Soares e António Costa.

Este é a quinta publicação da coleção "História Económica e Social de Baião" a ser editada e o seu lançamento irá ocorrer no sábado, dia 17, às 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Baião. Esta coleção é um projeto da Câmara Municipal de Baião publicado pela Editora Caleidoscópio.

"Com um passado repleto de memórias e marcas simbólicas que remontam, pelo menos ao Neolítico antigo - do VI ao V milénio a. C. correspondendo a um período de evidente adoção de uma economia agro-pastoril - Baião constitui uma área privilegiada para uma análise integrada da paisagem", referem os autores na introdução.

A obra reparte-se por 166 páginas e quatro capítulos: Características biogeofísicas; Viver e Fruir o território baionense; Construção do território de Baião; e Baião - Espaço de Oportunidade.

O livro, de caráter muito amplo, foca-se tanto na natureza geológica, climatérica e morfológica do concelho, mas também nas alterações sociais, políticas e administrativas, que se foram sucedendo desde tempos remotos e acabaram por determinar que o concelho tivesse a forma que hoje conhecemos.


QUATRO LIVROS JÁ LANÇADOS

Ao todo foram já publicados quatro livros da História Económica e Social de Baião. Cada um é dedicado a uma época específica, desde a pré-história até à contemporaneidade.

Os quatro primeiros títulos a serem lançados foram "Baião - Em Torno do ano Zero", "Baião - Em Torno do ano 500", "Baião - Em Torno do ano 1500" e "Baião - Em Torno de 1800-1910 Poderes e Dinâmicas, Mutações e Permanências". Estes podem ser adquiridos na Loja Interativa de Turismo de Baião, no Mosteiro de Santo André, em Ancede, ou encomendados através do email biblioteca@cm-baiao.pt .

Arquivo de notícias