Hora local: 13:17
logotipo
Você está aqui: Página inicial

TÂMEGASOUSA EMPREENDEDOR: CIDADÃOS, EMPRESAS E INSTITUIÇÕES SOCIAIS PODEM PARTICIPAR

2017/06/02

O vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, salientou a importância do trabalho "em rede" no apoio à atividade económica e disse que a "autarquia está sempre disponível para cooperar em todo o tipo de projetos cujos objetivos sejam o desenvolvimento e a dinamização da economia e do emprego em Baião".

José Lima falava a 28 de maio, durante a apresentação da 2ª Edição do concurso "TâmegaSousa Empreendedor", no Auditório Municipal de Baião, que traz vários benefícios e apoios para quem quer investir em novas ideais para o território. As candidaturas estão abertas até 30 de junho em empreendedor.cimtamegaesousa.pt, podendo participar empresas, cidadãos com ideias de negócio e até entidades do setor social.

Na sua intervenção, José Lima disse que entre os sectores mais dinâmicos da economia local contam-se o turismo e a agricultura, mas que outras áreas como o calçado ou a produção de material médico têm registado uma evolução interessante no concelho.

Entre as apostas da autarquia estão a redução da burocracia e dos entraves ao investimento, o não lançamento de derrama sobre os lucros das empresas, a expansão da zona industrial de Campelo e a qualificação da zona industrial de Eiriz. A promoção dos produtos e da gastronomia locais, bem como da imagem externa do concelho também são prioridades da autarquia.

PROMOVER A ECONOMIA E O EMPREGO

O concurso "TâmegaSousa Empreendedor" é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que esteve representada na sessão pelo seu Secretário-geral, Alírio Costa. Este responsável referiu que o concurso visa colher ideias e projetos que possam alavancar a economia e a empregabilidade na região.

Todas as candidaturas recebidas serão analisadas para constatação da sua viabilidade. O concurso reparte-se em três categorias.

A primeira designa-se "Ideias com Futuro", destinado a pessoas singulares, individualmente ou em grupo.

A segunda é "Empresas com Futuro", dirigindo-se a empresas constituídas há mais de três anos.

A terceira, designada "Inovação Social com Futuro" pode receber candidaturas de pessoas singulares, individualmente ou em grupo, e pessoas coletivas de direito público ou privado.

A sessão contou ainda com intervenções de Cristina Santos da CIM e da Elsa Pinheiro da cooperativa Dolmen, que procederam à apresentação do sistema de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego (SI2E).

O concurso "TâmegaSousa Empreendedor - Onde as ideias se concretizam!" é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto - Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, com o patrocínio da EDP - Energias de Portugal, EDP Distribuição e EDP Renováveis e em parceria com o Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Gabinete de Apoio ao Empreendedor, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Outras notícias