Hora local: 18:31
logotipo
Você está aqui: Página inicial

BAIÃO ADQUIRE PRIMEIRO VEÍCULO AMIGO DO AMBIENTE PARA O SERVIÇO DE LIMPEZA URBANA

2017/05/23

Baião, o concelho mais verde do distrito do Porto com 60 por cento do território ocupado por áreas florestais, vai adquirir um veículo totalmente elétrico para apoio aos serviços de limpeza urbana, de jardins e de apoio a serviços ambientais.

A compra do veículo será comparticipada em metade do valor pelo Fundo Ambiental, de acordo com um contrato de financiamento assinado a 23 de maio, em Porto de Mós, pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

"Baião orgulha-se da sua riqueza ambiental e paisagística. Mas temos que fazer mais e melhor para preservar esse património. Nesse sentido, a Câmara Municipal entendeu que era importante estarmos na linha da frente nas candidaturas ao Fundo Ambiental para podermos ter ao nosso dispor mais ferramentas e recursos", referiu o autarca baionense.

O novo veículo tem um custo de 49 mil e 138 euros e permitirá a redução dos consumos de combustíveis e das emissões poluentes, proporcionando uma redução de custos à autarquia.

Este veículo é também mais silencioso do que os veículos tradicionais e dispõe das funções de lavagem a alta pressão e de aspiração.

SUSTENTABILIDADE É O MOTE

O Fundo Ambiental visa substituir os veículos de serviços urbanos movidos a combustíveis fósseis, por veículos elétricos e é gerido pelo Ministério do Ambiente.

Na cerimónia em Porto de Mós estiveram presentes o ministro da tutela, João Pedro Matos Fernandes, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José F. G. Mendes e o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

Na sua intervenção, o Ministro do Ambiente referiu a importância da aposta nas energias renováveis tendo em vista o desenvolvimento sustentável e o cumprimento dos objetivos nacionais e internacionais em domínios como as alterações climáticas, os recursos hídricos, os resíduos ou a conservação da natureza e a biodiversidade.

MEDIDAS AMBIENTAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE BAIÃO

A aquisição de um veículo elétrico junta-se a outras apostas da autarquia baionense no domínio ambiental. Desde 2006 as florestas do concelho receberam mais de 42 mil árvores de espécies autóctones; os rios Ovil e Teixeira foram repovoados com aproximadamente 13 mil trutas; e 9 veículos da frota camarária são abastecidos a Biodiesel produzido pela própria autarquia, o que proporciona a reutilização de óleos alimentares usados.

A autarquia investiu ainda na modernização do sistema de iluminação pública e no aumento da eficiência energética dos edifícios municipais.

O apoio a projetos de sensibilização ambiental é também uma preocupação do município, principalmente através de projetos em parceria com as comunidades escolares e com as associações concelhias.

Outras notícias