Hora local: 12:07
logotipo
Você está aqui: Página inicial

ONU, TURISMO E REDES SOCIAIS EM DEBATE NA X ASSEMBLEIA DE JOVENS DE BAIÃO

2017/04/27

A X Assembleia Municipal de Jovens de Baião, realizou-se no dia 24 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde marcaram presença o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva; o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira; os presidentes dos três Agrupamentos de Escolas do concelho de Baião, designadamente José Matos (Eiriz - Ancede) Manuela Miranda (Sudeste de Baião) e Carlos Alberto Carvalho (Vale de Ovil); a vice-presidente da Câmara, Ivone Abreu; o vereador dos assuntos económicos, José Lima; a vereadora, Fátima Azevedo, professores e alunos.
Este ano a Assembleia de Jovens contou com a presença especial da Procuradora da República Coordenadora, Maria José Eleutério, dado que precedeu a esta sessão, uma cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Rede Social/Conselho Local de Ação Social de Baião e o Ministério Público da Comarca do Porto Este. A acompanhá-la estiveram o Procurador da República do Marco de Canaveses, Nuno Santos e a Procuradora-Adjunta de Baião, Vanessa Madureira.
A mesa foi presidida pela jovem Inês Ribeiro, do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil, a qual foi coadjuvada pela secretária, Tatiana Miranda, do Agrupamento do Sudeste de Baião e pelo secretário, Bruno Monteiro, do Agrupamento de Eiriz - Ancede.
O presidente da Assembleia, abriu o debate da X Assembleia de Jovens e antes de passar a palavra aos mais jovens, enalteceu o empenho de dez anos nesta iniciativa dos diretores dos Agrupamentos, dos professores, das Associações de Pais e dos alunos.
Deixou aos alunos o exemplo da Procuradora- Ajunta da Comarca de Baião, pelo facto de ser jovem e estar a ocupar um cargo de prestígio. "A sorte dá muito trabalho, tomem este caso como exemplo para construção das vossas carreiras e do vosso futuro", referiu José Pinho Silva.
Inês Ribeiro, assumiu as funções de presidência do órgão deliberativo do Município e deu a palavra ao aluno do Agrupamento do Sudeste de Baião, Gabriel Pereira que abordou o tema "O papel da ONU no Mundo".
Pelo Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil a porta-voz foi a aluna Fátima Soares que explorou o tema "Ano do Turismo Sustentável".
"Redes Sociais - Clique amistoso/Clique perigoso foi o tema abordado pela aluna do Agrupamento de Escolas de Eiriz - Ancede, Beatriz Monteiro.
Seguiu-se uma encenação, protagonizada por alunos deste agrupamento de escolas, ilustrativa dos eventuais perigos que podem advir do uso das novas formas de comunicação de forma leviana e sem cautelas.
Após as intervenções dos jovens foi a vez dos mais velhos darem o seu contributo sobre os temas abordados.
O presidente da Câmara, Paulo Pereira, tecendo algumas considerações a propósito de cada uma das apresentações dos alunos, e enaltecendo a qualidade e oportunidade das mesmas, instou todos a "refletir sobre este e outros temas que dizem respeito às nossas vidas, todos os dias, e não apenas em ocasiões como estas", apelando aos jovens para uma participação cívica ativa, "não se abstendo de participar na construção do seu próprio futuro" e na prossecução do bem comum.
Antes do encerramento da sessão, o presidente da Assembleia anunciou para 3 de Maio a visita à Assembleia da República e "As Comemorações dos 10 anos da Assembleia de Jovens" para o dia 8 de julho.

Outras notícias