Hora local: 05:26
logotipo
Você está aqui: Página inicial

GRILO: ESPAÇO DE LAZER HOMENAGEIA VULTO DA FREGUESIA

2017/07/11

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, assinalou, a 08 de julho, a parceria "virtuosa" e a fundamental colaboração entre entidades que esteve na origem do arranjo urbanístico do lugar de Vila Moura, na freguesia do Grilo.

A obra permitiu a criação de um agradável espaço de convívio e de lazer que também homenageia a figura de Bento de Oliveira de Carvalho Lobo (1877-1935), escritor e político natural do Grilo e detentor do título Visconde de Vila Moura.

O investimento foi realizado pela Câmara Municipal, tendo contado também com contributos e apoios de dois particulares: José Caeiro, descendente do escritor e Manuel Barbosa, cidadão natural do Grilo.

Paulo Pereira elogiou o importante contributo de todas as partes que permitiram a realização de uma "obra digna e que está à altura do vulto do Visconde de Vila Moura". E referiu a colaboração da Junta de Freguesia do Grilo, na pessoa do seu presidente Nelson Carneiro. "Tivemos sempre uma relação de lealdade, o que permitiu concretizar obras importantes e corresponder ao superior interesse da população do Grilo", observou.

FIGURA DE ALCANCE NACIONAL

O autarca de freguesia Nelson Carneiro mostrou-se "feliz" por ver a freguesia qualificada. "Agradeço à Câmara Municipal, que fez todas as obras a que se comprometeu comigo. Falo desta intervenção, mas também do Centro Cívico e de outros investimentos", notou.

Nelson Carneiro agradeceu também o contributo dos cidadãos para uma obra que serve a população e homenageia "uma figura da freguesia com alcance nacional", a par de Frei Domingues Vieira e de Custódio da Rocha. O autarca explicou ainda que a Junta de Freguesia adquiriu em alfarrabistas exemplares de todos os livros publicados pelo Visconde de Vila Moura, pelo que no futuro poderão conhecer a luz do dia reedições da obra deste escritor.

"Tendo em conta a dimensão do investimento e o seu efeito final, creio que esta foi uma das obras mais bonitas que realizamos na freguesia", concluiu Nelson Carneiro.

VILA MOURA TEM MAIS ENCANTO

Os cidadãos que colaboraram na realização da obra, José Caeiro e Manuel Barbosa usaram também da palavra. Visivelmente emocionado e satisfeito pela concretização de uma obra há muito aguardada, Manuel Barbosa referiu que o lugar de Vila Moura tem agora "mais encanto".

José Caeiro apontou a melhoria de acessibilidades e de infraestruturas básicas de que o lugar de Vila Moura dispõe hoje em dia.

E lembrou o modo como Bento de Oliveira de Carvalho Lobo se afirmou, enquanto deputado, como um "intransigente defensor do desenvolvimento de Baião e Marco de Canaveses" nas áreas das acessibilidades, instrução pública, saúde e também da viticultura.

Sem esquecer o investimento feito pela autarquia, José Caeiro enalteceu também a "persistência, o entusiasmo e o esforço pessoal, físico e financeiro" de Manuel Barbosa, que tornaram possível a qualificação do lugar e a realização de outros melhoramentos em Vila Moura.

QUALIFICAÇÃO DE VILA MOURA E PAVIMENTAÇÃO NO COVELO

A obra de qualificação de Vila Moura consiste num espaço de lazer, convívio e encontro, dotado de mesas e de um espelho de água resultante do aproveitamento de um tanque adjacente. O espaço situa-se nas imediações da estrada municipal 582, tendo sido pavimentado e ajardinado. A obra dispõe ainda de uma pérgola de sombreamento na parte superior e foi complementada com um busto do Visconde de Vila Moura

Na mesma data foi visitada a obra de pavimentação da Travessa do Covelo, um investimento que visou melhorar a mobilidade e o acesso a diversas habitações.

Outras notícias