Hora local: 05:26
logotipo
Você está aqui: Página inicial

HOMENS DE LETRAS AVENTURAM-SE NA ARTE DA COZINHA

2017/07/11

Um fim-de-semana que promete saciar em igual medida a alma e o palato é a proposta do evento gastronómico e literário "Virar a Mesa do Avesso" (14 e 15 de julho em Santa Cruz do Douro, Baião).

A ideia partiu do jornalista Fernando Alves, cultor da boa literatura e da boa mesa, que desafiou os homens de letras Joel Neto (colunista e romancista açoriano, autor de 11 livros de vários géneros) e Nuno Camarneiro (investigador e romancista, vencedor do prémio Leya em 2012 com "Debaixo de Algum Céu") a arregaçarem as mangas e a meterem "as mãos na massa" (e em todos os outros ingredientes que vão compor ricas ementas).E que melhor lugar para esta celebração de três artes - escrever, beber e comer - do que Tormes, onde Eça de Queiroz colheu "ingredientes" para a escrita de "A Cidade e as Serras"?

OS AÇORES E O MUNDO À MESA

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Baião e pelo Restaurante de Tormes consistirá em dois jantares, que seguirão a preceito as receitas definidas por Joel Neto ("Cozinha dos Açores" a 14 de julho) e Nuno Camarneiro ("Cozinha do Mundo" a 15 de julho).
Os cozinhados irão beneficiar ainda do apuro dos chefes de cozinha baionenses António Pinto e António Queiroz Pinto.
Mas a mesa só ficará completa graças à presença do "esperto, fresco e seivoso" vinho baionense da casta Avesso, que promete dar o toque final para se cumpra o mote dado pelo título do evento.

A ARTE DA TERTÚLIA

Serão duas noites de um encontro descontraído, franco e próximo entre todos os participantes e o público no Restaurante de Tormes.

A "arte" da tertúlia promete estar presente durante toda a iniciativa, graças à exímia moderação de Fernando Alves e aos comentários literários e gastronómicos do escritor baionense António Mota (a 14 de julho) e da professora de literatura da Universidade do Rio de Janeiro Mónica Figueiredo (a 15 de julho), ao que a plateia poderá também juntar "a sua garfada".

EMENTA PARA 14 DE JULHO
"GASTRONOMIA DOS AÇORES POR JOEL NETO"
- Sopa do Espírito Santo
- Alcatra Terceirense
- Queijada Dona Amélia
- Pastéis de Feijão

EMENTA PARA 15 DE JULHO
"GASTRONOMIA DO MUNDO POR NUNO CAMARNEIRO"

- Salada de ovas de bacalhau
- Sopa de Alho Porro
- Bacalhau a Livornese
- Risotto de cabidela
- Arroz doce com limonete

INSCRIÇÕES
Preço por pessoa - 30 euros
Podem ser feitas através do formulário online - https://goo.gl/MpCzUo
Mais informações em gabimprensa@cm-baiao.pt e 939994088.

Outras notícias