Hora local: 01:19
logotipo
Você está aqui: Página inicial

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR DE BAIÃO COMPLETOU SEIS ANOS DE EXISTÊNCIA

2017/06/22

Assinalou-se a 21 de Junho, com diversas atividades promotoras da saúde e do bem-estar, o 6º aniversário da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Baião.

De destacar, entre outras, a presença do presidente e da vereadora dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, respetivamente Paulo Pereira e Ivone Abreu, bem como da representante do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega, Lúcia Carvalho, que confraternizaram com os profissionais e com utentes daquela unidade de saúde.

A coordenadora da USF de Baião, Cristiana Ribeiro, mostrou-se muito satisfeita com o alcançar da marca dos seis anos de funcionamento daquela unidade. "Quisemos proporcionar um dia diferente e comemorar com entidades da nossa comunidade e com os nossos utentes. Preparamos um conjunto de atividades direcionadas para a alimentação saudável e para a prática da atividade física", explicou.

Entre estas contaram-se uma sessão de atividade física para os seniores da Santa Casa da Misericórdia de Baião e da OBER, uma formação em lanches e "snacks" saudáveis para os mais novos e ainda uma sessão sobre prevenção da obesidade em crianças até aos 5 anos.

Paulo Pereira enalteceu a evolução positiva que tem existido no âmbito do Serviço Nacional de Saúde no nosso concelho e que se deve ao trabalho de todos os colaboradores desta área.

"Foram dados passos muito significativos, desde logo a cobertura integral do concelho com médicos de família, mas também uma maior aposta na prevenção e na promoção de estilos de vida saudáveis, pelo que temos que enaltecer o trabalho desta unidade de saúde familiar, da Unidade de Cuidados na Comunidade e das outras extensões de saúde existentes no concelho.

O autarca focou igualmente o "trabalho em rede" com outros parceiros como as entidades do setor social, a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e as escolas. "Se cada um de nós fizer bem o seu trabalho e unir esforços em parcerias, a nossa comunidade irá ganhar com certeza melhor qualidade de vida", notou, lembrando projetos conjuntos como a Unidade Móvel de Saúde ou a Linha de Saúde Sénior.

Por sua vez, Lúcia Carvalho testemunhou o "salto qualitativo" na prestação de cuidados de saúde que a USF de Baião veio trazer ao garantir um "acompanhamento diferenciado dos utentes". "Gostaria de dar os meus parabéns a todos os profissionais de saúde e encoraja-los a prosseguirem com o bom trabalho que está a ser feito", concluiu Lúcia Carvalho.

O QUE SÃO AS UNIDADES DE SAÚDE FAMILIAR?

Uma Unidade de Saúde Familiar (USF) é uma unidade do Serviço Nacional de Saúde centrada no cidadão, onde trabalha uma equipa de saúde composta por médicos de família, enfermeiros e secretários clínicos.

As Unidade de Saúde Familiar estão organizadas de modo diferente, direcionadas para as necessidades do utente, onde são prestados cuidados de saúde de proximidade. O trabalho em equipa e a orientação para resultados permitem dar ao cidadão uma resposta rápida e eficaz.

Outras notícias