Hora local: 01:54
logotipo
Você está aqui: Página inicial

A TRADIÇÃO MANTEM-SE NO CONCELHO DE BAIÃO

2017/01/09

A Praça Heróis do Ultramar, em Baião, foi palco do Encontro de Cantares de Reis, que se realizou, durante a noite de ontem (5 de janeiro). O evento, organizado pela Câmara Municipal de Baião, contou com a atuação de 9 grupos e associações do concelho.
O presidente do município, Paulo Pereira, fez as "honras da casa" e deu as boas vindas às largas dezenas de cantadores , que apesar do frio que se fez sentir "saíram à rua para dar continuidade a uma marca importante da identidade e das tradições do nosso povo". "Esta é também uma demonstração de consideração e de solidariedade pela Câmara Municipal de Baião e pelas instituições do concelho" referiu o autarca.
"É uma tradição que devemos preservar e acarinhar", salientou o edil baionense, antes de desejar a todos os presentes um bom ano de 2017.
O autarca lembrou ainda que no último sábado de janeiro - dia 28 - se encerra no Mosteiro de Santo André de Ancede um mês dedicado a esta tradição, com a realização do Encontro Concelhio de Cantares das Janeiras, que estará aberto a todos os grupos que nele queiram participar.
Estiveram também presentes os vereadores, Henrique Gaspar, José Lima e a Anabela Cardoso, bem como os autarcas de freguesia de Campelo e Ovil, Filipe Fonseca, de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes e a autarca de Valadares, Ilda Borges.
Vozes afinadas aqueceram a noite
Um a um os diferentes agrupamentos foram desfilando pela Praça Heróis do Ultramar e dando a conhecer as suas melodias alusivas à quadra que haviam preparado, uns trouxeram concertinas e acordeão, outros ferrinhos, pandeiretas ou bombos.
Entre os participantes estavam reunidas pessoas de várias gerações, divididos pelos 9 grupos participantes: os ranchos de Valadares, Baião e Santa Cruz do Douro; a Associação Desportiva de Ancede, a Associação de Danças e Cantares de Gestaçô e a Associação Alegrinhos; a Escola de Música da Casa do Povo de Campelo; a Banda Marcial de Ancede; a Associação de Concertinas e Bombos de São Tiago de Queimada.

Outras notícias