Hora local: 01:10
logotipo
Você está aqui: Página inicial

FIGURA DA MULHER VOLTOU A TRAZER AO DE CIMA O TALENTO “MADE IN BAIÃO”

2017/03/13

Já começa a ser uma tradição com raízes no nosso concelho: o espetáculo alusivo ao Dia Internacional da Mulher fica duplamente marcado pela enorme demonstração de talento dos artistas baionenses, mas também pela enchente de público que faz com que o Auditório Municipal fique completamente lotado.

Este ano o evento realizou-se a 04 de março e não fugiu à regra. Ao desafio lançado, e renovado anualmente pela Câmara Municipal de Baião, correspondeu um grupo com mais de 100 multifacetados e dotados músicos, bailarinos e atores baionenses, que atuaram num espetáculo sob a direção artística de Susana Ferrador. \"Este espetáculo junta duplas improváveis em palco, que noutras circunstâncias, provavelmente nunca teriam uma oportunidade para cantar ou dançar juntos\", contextualizou a jornalista baionense, acrescentando \"que todos se envolvem de corpo e alma para que nada falhe na grande noite e para que se ofereça ao público um espetáculo de qualidade\".

Trata-se de um espetáculo que envolve toda a comunidade: desde cabeleireiros, a maquilhadores, passando por fotógrafos, costureiros, artesãos, floristas, restaurantes e retrosarias, centros de dia e até os Bombeiros Voluntários. Os vários artistas que pisam o palco são oriundos de todas as freguesias do concelho.

Houve ainda um momento especialmente comovente, com duas cidadãs baionenses que venceram a \"batalha\" contra o cancro a serem homenageadas publicamente, perante os aplausos de toda a plateia.

Outro aspeto a salientar é a dimensão intergeracional do espetáculo: a artista mais nova a pisar o palco nesta edição tinha 6 meses e a mais velha 92 anos.

APLAUSOS DOS AUTARCAS

Os autarcas baionenses usaram da palavra para enaltecer a importância da comemoração do Dia Internacional da Mulher. A vice-presidente da autarquia, Ivone Abreu, referiu que a celebração desta data contribui para a consciencialização pública acerca da desigualdade económica e social persistente entre géneros, que urge eliminar por via da aposta na educação, na cultura e na igualdade de oportunidades.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, agradeceu a todos as pessoas envolvidas na produção e aos artistas que subiram ao palco pelo empenho e dedicação que colocaram na realização do evento. E mostrou-se orgulhoso por ver um espetáculo de tão grande calibre, organização e qualidade com o selo \"Made in Baião\".

Num registo mais emotivo, o presidente da Assembleia Municipal, José Pinho Silva, evocou a figura da Mãe, referindo-se em sentido lato a todas as mães, através da leitura de um poema da autoria do baionense Carlos Jorge Azevedo.

O REGRESSO DOS MANOS TRIO

A grande novidade da edição deste ano foi a participação do grupo musical baionense Manos Trio, que ao longo da década de 90 fez grande sucesso em Baião, no país e até no estrangeiro. Os irmãos foram a banda de suporte para vários artistas do concelho na noite do Dia da Mulher mas, quanto atuaram sozinhos, como Manos Trio, levaram o público presente ao rubro.

Outras notícias