Hora local: 12:05
logotipo
Você está aqui: Página inicial

O PORTO JÁ PROVOU ALGUMAS DAS ESPECIALIDADES DA FEIRA DO FUMEIRO, DO COZIDO À PORTUGUESA E DOS VINHOS DE BAIÃO

2017/03/06

A Câmara Municipal de Baião deslocou-se, ontem (7 de março) à Porto Welcome Center da Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) para abrir o «apetite» aos visitantes da 12ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, que abrirá portas já no dia 10 de março.

A ação promocional, que teve como propósito divulgar os produtos e produtores locais, e promover a respectiva feira, atingiu o recorde de entradas na loja da TPNP, com mais de 800 entradas. A iniciativa reuniu produtores de Fumeiro, Vinhos, Queijos, Biscoito da Teixeira e Restauração e contou com a presença vereadora do Turismo da autarquia baionense, Anabela Cardoso.

A Porto Welcome Center é a maior loja interativa de turismo do país, localizada na baixa da cidade invicta, junto à Estação de S. Bento e pertença da entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal. É um espaço onde se encontra informação dos melhores locais para visitar, comer e dormir dos 86 municípios que compõem a Região através de vídeo, mapas interativos, animações 3D e visitas virtuais.

Visite-nos em Baião entre 10 e 12 de março !

A 12ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião vai reunir mais de 40 produtores locais. O destaque será a participação de 13 produtores de fumeiro, que irão comercializar vários tipos de fumeiro: salpicão, presunto, linguiça, moira, alheira, pá, farinheira, barriga e cabeça fumada.

O certame contará com a presença de três restaurantes que irão confeccionar os «pratos fortes»: Cozido à Portuguesa e Arroz de Moira com Grelos, dois pratos majestosos da região.

Participarão também expositores de produtos tradicionais como a broa de milho, os doces regionais, os citrinos da Pala, o biscoito da Teixeira, os vinhos verdes de Baião, o artesanato, os licores, o mel, os chocolates, as compotas, os queijos, o pão de ló, as amêndoas e os mirtilos e outros frutos silvestres.

Animação musical, no decurso do certame, será uma constante. Vai ser assegurada pela presença de grupos de música tradicional portuguesa, tocadores de concertinas e de cantares ao desafio, ranchos folclóricos, grupos de bombos e bandas musicais. No sábado subirá ao palco o artista Tiago Maroto e a sua Banda, estando reservadas para domingo as atuações de Sylvia e do artista baionense Bruno Éme.

O evento realiza-se num espaço coberto e aquecido, com 2000 metros quadrados e que este ano apresenta uma organização melhorada.

Outras notícias