Hora local: 01:06
logotipo
Você está aqui: Página inicial

VIARIZ: COMADRES E COMPADRES FORAM AO CARNAVAL

2017/03/03

O Centro de Relação Comunitária de Viariz recebeu, na tarde de 27 de fevereiro, uma festa de Carnaval especial. Tratou-se da recriação do carnaval das comadres e dos compadres, que ofereceu aos utentes uma tarde diferente e inspirada na tradição. Estiveram presentes também os utentes do Centro de Dia da ADEGRIL. Esta visita resultou do diálogo entre as duas entidades e proporcionou uma festa ainda mais animada para todos.

A tarde começou com a leitura do "testamento" dos compadres e das comadres. Depois, os elementos saíram à rua para fazer a queima dos bonecos alusivos ao compadre e à comadre que tinham sido feitos pelos próprios utentes do Centro de Relação Comunitária nas semanas anteriores.

Entretanto surgem na festa quatro mascarados vindos do exterior: eram quatro jovens da freguesia, que decidiram juntar-se à folia e celebrar com os seniores.

Deu-se então o baile de máscaras, que foi encerrado com um lanche onde conviveram todos os utentes e os colaboradores da instituição.

Marcaram presença ainda o presidente da Junta de Freguesia de Viariz, António Magalhães, a vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu, os dirigentes do Centro Social e Paroquial de Santa Marinha do Zêzere, Isabel Rocha e Adelino Pinto e da ADEGRIL, Odete Vaz.

O Centro de Relação Comunitária de Viariz é um equipamento social destinado a promover a qualidade de vida dos cidadãos seniores, mas também o convívio intergeracional. Este equipamento foi construído pela Câmara Municipal de Baião, sendo gerido em parceria com o Centro Social e Paroquial de Santa Marinha do Zêzere e a Junta de Freguesia de Viariz.

Outras notícias