Hora local: 11:45
logotipo
Você está aqui: Página inicial > Arquivo de Notícias

SECRETÁRIO DE ESTADO DOS ASSUNTOS FISCAIS VISITA O SERVIÇO DE FINANÇAS DE BAIÃO

2016/12/30

O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, desloca-se, no próximo dia 03 janeiro, ao concelho de Baião. Do programa consta uma visita ao Serviço de Finanças local, que recentemente beneficiou de obras de qualificação e terá o seu quadro de colaboradores reforçado a partir de janeiro de 2017.

Note-se que esta melhoria nos serviços acontece depois de, em 2013, ter sido noticiado o esvaziamento, e possível encerramento, de Serviços de Finanças em todo o país, incluindo do de Baião, uma possibilidade que foi sempre criticada pela Câmara Municipal baionense.

VISITA AOS SERVIÇOS

O Secretário de Estado Rocha Andrade irá ser recebido nos Paços do Concelho de Baião pelas 11h00, altura em que terá lugar uma breve reunião com o Presidente da autarquia, Paulo Pereira. Seguir-se-á, às 11h30, a visita ao Serviço de Finanças local, na qual estará também presente o Diretor de Finanças do Distrito do Porto, José Oliveira de Castro.

Recorde-se que a intervenção de melhoramento daquele serviço foi realizada por equipas de Administração Direta da Câmara Municipal de Baião (proprietária do edifício) e teve como grande objetivo a passagem dos serviços de atendimento ao público do primeiro andar para o rés-do-chão (antiga tesouraria).

Desta forma é possível proporcionar um atendimento mais rápido, cómodo e eficiente aos cidadãos, que deixam de ter que subir uma escadaria para aceder aos serviços. Ao mesmo tempo, mantém-se a indispensável privacidade dos Serviços de Finanças.

As obras, articuladas com o Chefe do Serviço de Finanças de Baião, José Manuel Fontes, consistiram no rebaixamento dos balcões de atendimento, na substituição da iluminação, na abertura de uma passagem direta para a área de arquivo e colocação de portas. Foi também feita a pintura geral do interior do edifício e instaladas redes de telecomunicações (telefone e internet).

FINANÇAS DE BAIÃO GANHAM DOIS NOVOS COLABORADORES

A chegada de dois novos colaboradores ao Serviço de Finanças de Baião surge após a assinatura, a 19 de outubro de 2016, de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e a Autoridade Tributária.

Por esta via, serão transferidos para as Finanças dois colaboradores dos quadros da autarquia baionense, ao abrigo dos instrumentos de mobilidade em funções públicas. O grande objetivo é garantir que o Serviço de Finanças local fica dotado de profissionais com ligação efetiva ao concelho, garantindo, assim, a continuação deste serviço para o futuro.

FINANÇAS SÃO SERVIÇO IMPORTANTE PARA AS POPULAÇÕES

As notícias que davam conta de um esvaziamento ou encerramento de serviços de finanças surgiram em finais de 2013. Nessa altura, a Câmara Municipal de Baião mostrou-se disponível para acolher mais competências para impedir o encerramento daquele serviço.

Arquivo de notícias