Hora local: 11:01
logotipo
Você está aqui: Página inicial > Arquivo de Notícias

TODAS AS FREGUESIAS DO CONCELHO PASSAM A DISPOR DE CASAS MORTUÁRIAS PÚBLICAS

2016/12/29

É inaugurada no próximo dia 31 de dezembro, às 11h00, a Casa Mortuária de Campelo, na sede de concelho de Baião. Com esta obra o município baionense passa a dispor de equipamentos públicos desta natureza em todas as freguesias.

A inauguração será feita pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. A bênção caberá ao Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.

ENCERRAR UM CICLO DE INVESTIMENTO

De linhas modernas, a Casa Mortuária de Campelo foi projetada pelos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Baião e é constituída por dois pisos. No piso superior localizam-se duas câmaras ardentes e uma antecâmara, servida por sanitários. No piso inferior situam-se as áreas de arrumos e um sanitário público.

Com este equipamento passam a existir no concelho de Baião 20 casas mortuárias públicas. Apenas Campelo não dispunha de um equipamento deste tipo, sendo utilizadas nos velórios instalações pertencentes à Santa Casa da Misericórdia de Baião.

Desde 2005 foram construídas de raiz, ou requalificadas, casas mortuárias nas freguesias do Grilo, Viariz, São Tomé de Covelas, Ancede, Mesquinhata e Santa Cruz do Douro.

ARRANJO DA ENVOLVENTE À CAPELA

O projeto contemplou também o tratamento de espaços exteriores, com ajardinamento e pavimentação da rua do Carvalhal. Esta rua foi alargada e passou a dispor de passeio e de sete lugares de estacionamento. Foi ainda beneficiado o acesso principal ao cemitério, que em vez de degraus passou a dispor de uma pequena rampa criada a pensar nas pessoas com mobilidade reduzida.

Arquivo de notícias