Hora local: 03:01
logotipo
Você está aqui: Página inicial > Arquivo de Notícias

ALEGRIA E PARTILHA NA FESTA DE NATAL SÉNIOR

2016/12/19

Foram dias vividos com alegria e partilha. Assim se podem descrever os dois domingos de Festa de Natal Sénior, ocorridos a 11 e 18 de dezembro.

No evento participaram cerca de 1200 cidadãos seniores de todas as freguesias do concelho, que puderam reencontrar amigos e também travar novos conhecimentos, num dia com vários momentos de interesse.

"A felicidade só existe porque partilhamos momentos de alegria e com as outras pessoas e é isso mesmo o que estamos a fazer neste evento", referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

Ao seu lado estavam o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, a vice-presidente e vereadora dos Assuntos Sociais, Ivone Abreu. Para José Pinho Silva a Festa de Natal Sénior representa uma merecida oportunidade de diversão e convívio para cidadãos que em idade activa trabalharam e se esforçaram muito. Ivone Abreu lembrou alguns das medidas e políticas de apoio que o pelouro dos Assuntos Sociais coloca ao dispor dos cidadãos, em particular dos de mais idade, em áreas como a habitação, a saúde ou outras vertentes importantes para o bem-estar.

Participaram ainda nas iniciativas os vereadores Henrique Ribeiro, José Lima e Anabela Cardoso.

Ambas as iniciativas tiveram início com celebrações religiosas conduzidas pelos párocos Cláudio Vieira da Silva (11 de dezembro) e Joaquim Ribeiro (18 de dezembro).

A iniciativa realizou-se, como é habitual, no Pavilhão Multiusos de Baião. Ali, foi servido o almoço natalício e, ao início da tarde, entraram os ranchos folclóricos. No dia 11 de dezembro atuaram os ranchos de Baião, Santa Cruz do Douro e Valadares. No dia 18 de dezembro subiram ao palco os ranchos de Frende e de Gestaçô.

A animação prosseguiu com o grupo O Estaleiro, que animou o público e convidou à dança.

No dia 11 de dezembro houve um momento de ginástica para os mais ativos e no dia 18 os utentes do Centro de Relação Comunitária de Viariz partilharam com o público algumas composições ensaiadas especialmente para aquele dia: entre cânticos de natal e o próprio hino do centro!

O evento terminou com o lanche, onde foi servido o tradicional bolo-rei.

A OPINIÃO DOS PARTICIPANTES

"Venho a esta festa para me divertir e conviver. Já estive a falar com amigos e vizinhos, alguns que já não via há muitos anos. A música está muito boa. Sem música isto não era a mesma coisa".

Amélia Pinheiro - Amarelhe, União de Freguesias de Campelo e Ovil

"Este ano ainda não tinha vindo a nenhuma festa por motivos de saúde. Ainda bem que pude vir a esta, estou a gostar muito"

Helena Ferreira - Lordelo, União de Freguesias de Ancede e Ribadouro

"Nunca tinha vindo a esta festa e estou a gostar muito. Adoro ouvir os ranchos folclóricos tocarem a chula. Também encontrei aqui pessoas amigas que não via há 20 anos"

Maria Adelaide Ribeiro - Pedreda, Gôve

"Esta festa é boa porque permite a convivência. Encontrei um amigo que não via há muito e que vive no Porto mas passou por cá. Fiquei com o número dele e já combinamos um almoço quando eu for ao Porto".

José Teixeira - Gosende, Gôve

Arquivo de notícias