Hora local: 11:45
logotipo
Você está aqui: Página inicial > Arquivo de Notícias

IVONE ABREU PARTICIPOU NO 1º CONGRESSO DE SAÚDE PÚBLICA DO ACES TÂMEGA I

2016/12/08

A vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu, referiu que as políticas de Saúde não podem ser concebidas e implementadas sem se ter em consideração outras áreas importantes como as políticas Sociais, de Educação ou de Formação e Qualificação Profissional.

O discurso foi proferido a 7 de dezembro, durante o 1º Congresso de Saúde Pública do ACES Tâmega I - Baixo Tâmega, realizado em Rosém, Marco de Canaveses, num painel moderado pela jornalista Anabela Vasconcelos e que integrou o autarca local Manuel Moreira e dos vereadores Lucinda Fonseca (Amarante) e Graça Reis (Cinfães).

No seu discurso, Ivone Abreu defendeu uma visão intersectorial da política de saúde, ou seja, a intervenção feita por via de uma "rede transdisciplinar, rentabilizando recursos e competências". Estas parcerias, prosseguiu Ivone Abreu, devem ter por base a missão de cada uma das partes e assentar num trabalho de planeamento estratégico em sede do Conselho Local de Ação Social.

Deste modo, observou Ivone Abreu, será possível aplicar, na prática, uma visão moderna deste domínio, defendida pela Organização Mundial de Saúde, que encara a saúde como o bem-estar físico, mental e social.

CONTACTO COM OUTRAS ÁREAS

No seu discurso Ivone Abreu referenciou medidas concretas do município baionense na área da Saúde, como sejam a Unidade Móvel de Saúde, os incentivos para a fixação de médicos ou o pagamento de despesas para garantir o funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde no período entre as 24h00 e as 08h00, todos os dias uteis. Ou o apoio dado ao Plano de Ação - Não à Diabetes.

Mas citou, igualmente, outros exemplos de políticas que, não sendo estritamente do domínio da saúde, contribuem para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos, como sejam as valências do Gabinete de Apoio à Família (apoio psicológico, encaminhamento jurídico, Linha Amiga, Fundo Social, Alojamento de Emergência, Ação Social Escolar ou o Via Verde Família) e os eventos de promoção do envelhecimento ativo Viver Baião, Passeio Sénior e Festa de Natal Sénior.

A autarca referenciou ainda a Linha de Saúde Sénior, um projeto inovador implementado em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Baião que proporciona "de forma rápida e cómoda, informações sobre cuidados de saúde" à população de mais idade.

Ivone Abreu estabeleceu também pontos de contacto com outros domínios, como a Educação (medidas como o projeto de nutrição em meio escolar ou a distribuição gratuita de fruta) ou as ações de formação e qualificação profissional, que oferecem mais competências aos cidadãos e contribuem para melhores índices de saúde, realização pessoal e bem-estar consigo e com os outros.

Arquivo de notícias