Hora local: 15:49
logotipo
Você está aqui: Página inicial > Arquivo de Notícias

PAULO PEREIRA REUNIU COM SECRETÁRIO DE ESTADO DAS INFRAESTRUTURAS

2016/12/08

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, reafirmou a importância de impulsionar obras de melhoria da rede de estradas do concelho e da região, num encontro com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d`Oliveira Martins, realizado a 07 de dezembro, em Lisboa.

O autarca baionense abordou, na reunião, duas obras com importância para Baião e para a região: a continuação da variante à Estrada Nacional 211 e a ligação de Baião à Ponte da Ermida.

A primeira obra consiste na execução da ligação entre Quintã (Soalhães, Marco de Canaveses) e Mesquinhata. Esta empreitada iria entroncar com a EN 211 (Baião - Marco) e permitiria finalizar um troço de estrada incompleto, sendo posteriormente feita a ligação à Ponte de Carrapatelo, que serve Cinfães.

A ligação de Baião à Ponte da Ermida é de importância estratégica, referiu Paulo Pereira, porque oferece uma circulação mais direta e rápida entre a A4 e a A24. "Permite a aproximação entre os distritos do Porto, Vila Real e Viseu e reduz as assimetrias entre o litoral e o interior", notou.

"Ao longo dos anos têm existido vários anúncios por parte das entidades a este respeito e foram criadas expectativas aos nossos cidadãos que não podem ser deitadas por terra", acrescentou Paulo Pereira.

Guilherme d'Oliveira Martins mostrou-se conhecedor da importância daquelas obras para a região e remeteu para 2018 a previsão de arranque da ligação entre Quintã e Mesquinhata, tal como consta do Plano de Obras de Proximidade 2015-2019 da Estradas de Portugal, entidade entretanto rebatizada Infraestruturas de Portugal. Este plano foi aprovado pelo Ministério da Economia em dezembro de 2014, ou seja, ainda durante o anterior Governo.

OBRAS EM BAIÃO

Na reunião foi também delineada uma solução de colaboração para a construção de passeios em alguns pontos críticos de Baião, como sejam a estrada nacional 321 (entre o Intermarché e o cruzamento da rua Abel Ribeiro em Campelo) e entre o lugar do Ingilde e a rotunda de entrada em Campelo, mas também em Ancede a extensão entre o lugar de Penalva e o parque de estacionamento do Mosteiro de Ancede. Estes melhoramentos têm em vista aumentar a mobilidade e a segurança em estradas muito movimentadas do concelho. A sua execução poderá contar com a colaboração técnica e financeira da empresa pública Infraestruturas de Portugal.

Paulo Pereira abordou ainda o dossiê de renovação da estrada 304-3, que liga Gestaçô a Santa Marinha do Zêzere. Em 2005 esta estrada passou da responsabilidade do Estado para a da Câmara Municipal, mas sem que fosse acompanhada de todos os recursos financeiros necessários. A renovação desta via muito usada por veículos que circulam para outros concelhos, como Resende, está estimada em mais de 3 milhões de euros, sendo incomportável a sua execução exclusivamente com os meios da autarquia.

JORNADA DE REUNIÕES

A deslocação de Paulo Pereira à capital portuguesa incluiu ainda uma reunião com o diretor-geral da ADSE (Direção Geral de Proteção Social aos trabalhadores em Funções Públicas), Carlos Baptista, na qual esteve também presente o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Baião, José Manuel Carvalho. O encontro serviu para explorar o estabelecimento de uma convenção daquele subsistema de saúde com a clínica da Santa Casa da Misericórdia de Baião.

A última entidade onde Paulo Pereira se deslocou foi a Presidência do Conselho de Ministros para um diálogo com a Secretária de Estado da Igualdade e Cidadania, Catarina Marcelino. Em cima da mesa esteve a possibilidade de Baião acolher um projeto piloto de âmbito social, em parceria com a Secretaria de Estado e o Alto Comissariado para as Migrações.

Arquivo de notícias

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro