Hora local: 13:14
logotipo
Você está aqui: Página inicial > Arquivo de Notícias

ÁGUAS DO NORTE REALIZA NOVOS INVESTIMENTOS EM BAIÃO

2017/04/20

O concelho de Baião vai receber, nas próximas semanas, novos investimentos de expansão de redes de abastecimento de água e de saneamento básico. A informação foi avançada pela administradora da empresa pública Águas do Norte, Fernanda Lacerda, durante uma reunião, a 07 de abril, com o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e na qual participou também o vereador do Ambiente, Henrique Gaspar.

A primeira empreitada a iniciar designa-se "Infraestruturas de Abastecimento de Água e Saneamento em Santa Marinha do Zêzere - Norte". No âmbito da mesma, prevê-se a construção de redes de recolha de águas residuais e de fornecimento e distribuição de água potável, com uma extensão total aproximada de 8,3 quilómetros.

3,6 MILHÕES DE EUROS DE INVESTIMENTOS

A corrente fase de investimentos prevê que a Águas do Norte aplique um total de 3,6 milhões de euros em redes de água, saneamento e outros equipamentos.

Nos próximos meses irão arrancar mais investimentos em várias freguesias do concelho, de acordo com os critérios técnicos definidos pela Águas do Norte e aprovados pelo seu conselho de administração.

A definição destes investimentos tem em conta a quantidade de pessoas que habitam nos lugares a qualificar, visando abranger o maior número de habitantes possível cada vez que são criadas estas infraestruturas básicas, assim como a qualidade do serviço existente.

REPARAÇÃO DO PISO EM VÁRIOS LOCAIS

Na reunião Paulo Pereira sensibilizou a responsável da Águas do Norte para a necessidade da empresa manter em bom estado o piso em algumas ruas e estradas onde se realizam as obras. "Verificamos que em algumas situações o piso não ficou com as condições ideais após a reposição de valas. Esta situação deve ser corrigida para que a circulação de veículos se possa fazer de modo mais fluído", observou o autarca.

O edil baionense congratulou-se ainda pelo facto de apenas subsistir um número muito reduzido de situações pendentes no serviço aos cidadãos e empresas. "A transição do serviço da autarquia para a Águas do Norte foi complexa e provocou dificuldades aos cidadãos, mas felizmente já se encontra tudo ultrapassado", congratulou-se.

AS VANTAGENS DOS SISTEMAS MULTIMUNICIPAIS

Uma das atuais regras nacionais não permite que os municípios se candidatem individualmente a fundos comunitários para a realização de investimentos nas áreas da água e saneamento. Apenas sistemas de maior dimensão e de cariz multimunicipal (que agrupam vários concelhos) podem receber os fundos e distribuí-los pelos concelhos que deles fazem parte.

A Águas do Norte abrange 66 dos 86 concelhos da região norte de Portugal, incluindo os concelhos vizinhos de Amarante, Resende, Cinfães ou Mesão Frio.

Outras vantagens para Baião de pertencer a esta entidade é o facto das novas regras da União Europeia obrigarem a refletir no preço da água o custo de captação, tratamento, distribuição e fiscalização de abastecimento de água e de saneamento, para garantir o equilíbrio económico de cada entidade gestora de sistemas.

Com os sistemas que juntam vários concelhos conseguem obter-se "economias de escala", que vão permitir tarifários únicos para os vários concelhos, o que é um benefício para os concelhos do interior que teriam tarifários mais caros do que os concelhos do litoral.

Até 2019 cada concelho da Águas do Norte irá convergir para um tarifário único.

Arquivo de notícias