Hora local: 13:55
logotipo
Você está aqui: Serviços e Info > Perguntas Frequentes (FAQ´S)

Gabinete de Inserção Profissional

De que forma podemos prestar apoio a um utente á procura de emprego?

Os técnicos dos Gip´s têm como objectivo apoiar utentes desempregados no seu processo de procura activa de emprego sendo para isso recolhida inicialmente a sua inscrição. A partir daí é feito um acompanhamento do seu percurso de inserção profissional, podendo também os técnicos deste serviço apoiar o candidato na procura e abordagem das empresas, com vista à sua colocação.

A estes utentes é fornecida toda a informação profissional, nomeadamente na divulgação de programas e medidas de apoio do IEFP com vista à empregabilidade, assim como na divulgação e encaminhamento de ofertas de emprego na região.

 

Quem pode apresentar a sua inscrição no Gabinete de Inserção profissional?

Todos os jovens e adultos que se encontrem desempregados ou á procura de um novo emprego e/ou com necessidade de formação.

 

Se estiver a trabalhar mas desejar mudar de emprego, pode inscrever-se no GIP?

Sim. Se pretender enquanto trabalha procurar uma nova colocação que melhor responda às suas necessidades e objectivos, pode inscrever-se no GIP da sua área de residência e receber apoio na procura de um novo emprego.

 

Podemos ajudar os utentes a elaborar um currículo?

Sim. Este é um instrumento essencial na procura activa de emprego, por isso os técnicos dos GIP´s poderão ajudar o utente a elaborar ou aperfeiçoar o seu Curriculum Vitae, assim como cartas de apresentação e candidaturas a ofertas.

 

Fazemos inscrições junto do Centro de Emprego?

Não. Os técnicos dos GIP´s trabalham em parceria com o Centro, podendo orientar, esclarecer e encaminhar os utentes relativamente ao funcionamento desta Instituição, no entanto as inscrições têm de ser feitas presencialmente e pelo próprio junto dos serviços do Centro de Emprego em Amarante.


Podemos receber das empresas candidaturas para ofertas de emprego?

Sim. As empresas podem preencher uma ficha de oferta de emprego, onde colocam os seus dados e da pessoa que pretendem recrutar para uma determinada função. A oferta é trabalhada pelos técnicos do GIP´s junto do Centro de Emprego, que a disponibiliza através do NetEmprego, para todas as pessoas que pretendam ser encaminhadas.

 

<< voltar